Santa Missa

Página inicial

SANTA MISSA

A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecido em nossos altares, em memória do Sacrifício da Cruz. O Santo Sacrifício da Missa é oferecido: 1º para adorar e glorificar a Deus; 2º para agradecer a Deus os benefícios recebidos; 3º para obter de Deus o perdão dos pecados; 4º para pedir a Deus graças e favores. A Missa é a melhor devoção que um cristão pode ter: a que mais agrada a Deus; a que mais alivia as almas do purgatório e que mais graças nos alcança do céu.

SOBRE A SANTA MISSA

Santo Sacrifício da Missa (site Missa est)
Breves explicações sobre a Missa.

SOBRE A MISSA TRIDENTINA

A Missa Tridentina é o rito da Santa Missa definido pelo Papa São Pio V, em 1570, na Bula Quo Primum Tempore. Também chamada de Missa Tradicional, Missa de Sempre e Missa de São Pio V, não trata-se de um invento, nem de uma reforma. A Missa Tridentina é uma codificação, uma restituição, uma unificação da Missa Romana, sempre celebrada na Santa Igreja Católica, desde o tempos dos Apóstolos.

– A Missa Tradicional
Origens e definição da Missa Tradicional.

Ordinário da Missa Tridentina
Para acompanhar a Missa. Reúne o que se diz na Missa comum, para distingui-lo do que é próprio para as festas e demais dias do ano. São as orações fixas que se rezam sempre, em quase todas as missas.

– Bula Quo Primum Tempore – Papa São Pio V
Indulto perpétuo para a Celebração da Missa no Rito Tridentino.

– Alcance jurídico da bula “Quo Primum”
Trabalho do Pe. Raymond Dulac sobre o valor jurídico da Bula Quo Primum Tempore.

– Estudo sobre a bula “Quo Primum Tempore”
Estudo do Pe. Raymond Dulac sobre a história do Missal Romano.

SERMÃO DA MISSA DOMINICAL

Clique na imagem acima para ouvir em seu computador (on-line) homilias do Mosteiro de Nossa Senhora da Fé (Candeias-BA).